“Abstinência Digital”, para alguns, está sendo o primeiro passo para aprovação no ENEM, concursos públicos e até Exame da Ordem!



Muitos jovens que buscam aprovação nos vestibulares, concursos públicos e até Exame da Ordem estão “apagando”, mesmo que temporariamente, os seus perfis nas redes sociais.
Confesso que, inclusive eu, que não sou tão jovem assim, já tive que fazer isso algumas vezes.

- É difícil?  Sim, mas nada que seja considerado impossível e/ou "dolorido". Em menos de duas semanas parecia que, sequer, conhecia o facebook; estava mais leve e até menos ansiosa.

Comigo foi e é assim!  Todavia, cada caso é um caso, vai depender do quanto a pessoa é “viciada”, quantos “amigos” tem e de quão “importantes” são para deixá-los de lado por um tempo sem uma “curtida”, ou comentário.

Hoje, se me desconectasse, não creio que seria tão fácil como foi das outras vezes.  Com a criação de três blogs, duas páginas de facebook e um site a coisa se torna mais complicada.  "PRECISO DAS REDES SOCIAIS PARA VIVER"!  rsrsr...

Só descontraindo; na verdade, o facebook me faria e faz falta; já as outras poderiam acabar que sequer perceberia (Ops.: Skype, Youtube e G+ também deveriam subsistir).
Abstinncia Digital o primeiro passo para aprovao em vestibular concursos pblicos e at no Exame da Ordem apagar os perfis das redes sociais
vício de facebook e outras redes sociais
E SOBRE OS SMARTFONES?

Às vezes passo horas sem acessar a internet via telefone. Quando percebo já tenho várias mensagens no WhatsApp, Viber ou Skype sem que tenha respondido. Quem me envia mensagens por esses meios deve estar pensando que não estou dando a importância devida - o que não é verdade!
As redes sociais que mais acesso hoje seguem sendo o facebook e o Google plus(+), justamente por elas serem os modos mais práticos de se receber informação. É só curtir uma página ou seguí-la para chegar a informação diária em tempo real (via FEEDS) – quer coisa mais cômoda? Se me interessa abro, se não, ignoro e pronto!
Conheço muita gente que, como eu, já deu um tempo sem acessar as redes sociais; seja porque estava estudando para concursos ou OAB ou porque queriam esquecer alguém do passado; no entanto, dizem que os estudantes de ENEM (vestibulares) são os que mais estão “abandonando”, temporariamente, esses meios digitais de comunicação.
Não que uma escolha fatalmente exclua a outra, mas o certo é  dar prioridade ao que mais importa no momento da vida em que se está vivendo; essa é uma das fórmulas do sucesso - nisso acredito!
Estudantes não estão poupando esforços para conseguir êxito na difícil missão de passar em uma universidade pública. Para intensificar os estudos, jovens estão se desconectando das redes sociais na reta final de preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares das instituições de ensino mais concorridas do país.
Amanda Jéssica Pereira, de 18 anos, é uma das que adotaram a tática. Estudante de escola pública, ela nasceu e cresceu no Maranhão. Em 2013, veio a São Paulomorar na casa da avó para cursar o último ano do ensino médio e prestar medicina na Fuvest. Nas duas primeiras tentativas, não conseguiu. Agora, espera melhor sorte sem a distração das conversas pelo WhatsApp.
“No primeiro vestibular fui muito mal. Primeira Fuvest da vida. Não tinha ideia do que era. Em 2014, fiz cursinho e tava confiante de que passaria... Saí chorando quando conferi meu resultado”, contou.
Em seu terceiro vestibular, Amanda garante estar mais preparada muito por conta da exclusão do aplicativo de seu celular.
“Não que ter ou não rede social vá definir quem passa. São casos e casos. Tem gente que usa normalmente e passa, mas pra mim tava atrapalhando muito. Eu ia dormir tarde porque à noite ficava no WhatsApp. Depois que exclui, achei mais tempo pra ler e estudar o que faltou durante o dia no cursinho”.
Quem não gostou muito da ideia foram os pais da estudante. Separados da filha por mais de 2 mil km, eles tinham no aplicativo uma forma prática e econômica de manter contato e amenizar a saudade.
“Meus pais reclamam que não têm crédito e que fica difícil conversar, mas falo pra eles que infelizmente não dá”. Segundo ela, os amigos do Maranhão também compartilham da reclamação. “Eles falam que eu sou louca e que não gosto deles”,lamentou.
Abstinncia Digital o primeiro passo para aprovao em vestibular concursos pblicos e at no Exame da Ordem apagar os perfis das redes sociais
viciado em facebook charge

Adeus, Facebook

O estudante Mauro César Oliveira, de 17 anos, é outro que resolveu se desconectar do mundo virtual para aumentar os estudos. O adolescente divide seu tempo entre as aulas do ensino médio regular e do cursinho pré-vestibular. Com foco no curso de engenharia ambiental da Univerisidade Federal do ABC (UFABC), ele decidiu apagar as contas do Twitter e do Facebook para ganhar horas de preparação para seu primeiro vestibular.
“Resolvi excluir porque sei que não conseguiria conciliar. Eu deixaria de estudar pra ficar no Facebook. Hoje, em vez de chegar em casa e pegar o celular, eu vou ler alguma coisa”, disse.
Perguntado se sente falta de acessar as redes, ele não titubeou: “Falta nenhuma. No começo, sentia um pouco, mas agora fico o tempo inteiro ocupado estudando”.
O jovem conta que, nas poucas vezes em que vê a namorada ou amigos durante a semana, os encontros são marcados pela boa e velha ligação telefônica. Além do maior tempo de estudo, Mauro também comemora outro “benefício” de ter saído das redes: “Meu pai enche o saco no Facebook. Ele vivia mandando coisas. Tinha até bloqueado”, confessou aos risos.

Exemplo de sucesso

A mineira Rúbia Resende, de 18 anos, é um exemplo de que a "abstinência digital" pode render frutos. Em seu primeiro vestibular, ela passou em 7º lugar no curso de letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e garante: abandonar as redes sociais foi imprescindível para alcançar o resultado.
A jovem excluiu Facebook, Twitter e Instagram. Em seu smartphone, restou apenas o Whatsapp. O vício no aplicativo era tão grande que, para não cair na tentação de verificar as notificações, ela conta que adotou uma tática inusitada. "Em casa, eu sabia que iria ficar olhando, então pedia pra minha mãe esconder a bateria do celular. Quando a rede social está do lado, fica muito fácil cair na distração".
Rúbia tomou a decisão ao fim do primeiro trimestre do 3º ano do ensino médio. De acordo com ela, os três meses foram mais do que suficientes para perceber que não se concentraria nos estudos caso seguisse tão conectada à internet.
"Meus amigos falavam que era besteira, que eu sou boba, que estava perdendo um monte de festa, que tinha de viver... Mas eu fazia as coisas. Só não perdia tempo nas redes sociais. A gente não percebe quanto tempo gasta nisso. Muitas vezes deixamos de viver os acontecimentos para poder ler sobre eles no Facebook", acrescentou.
Depois de ser aprovada no vestibular, a estudante resolveu voltar às redes. Ela, no entanto, afirma que sofreu menos do que esperava com a "abstinência" e que a decisão de retornar ao mundo digital só aconteceu porque queria divulgar seu trabalho de escritora em um site de crônicas.
"O primeiro dia [desconectada] é terrível, mas vai ficando mais fácil com o tempo. Hoje, eu tento evitar ao máximo utilizar. Só pra divulgação, mesmo. As pessoas ficam tão viciadas que deixam de interagir na vida real. Parece papo de velho, mas é verdade", completou.

Autoria: Elane F. De Souza OAB-CE 27.340-B


Fonte: G1 São Paulo por Will Soares em 16/09/2015
Foto e figura/Créditos: Youtube vida virtual e Ozoador. Com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *